Empreendedorismo: O que Empreender, Como Empreender

como-empreender

Empreendedorismo

O que é Empreender?

Empreender é pensar e agir de forma inovadora. É identificar e criar oportunidades, é inspirar, renovar e liderar um processo. É construir um negócio entusiasmando pessoas, colaboradores e clientes, é assumir riscos em busca do lucro.

 

empreendedorismo

 

Empreender é ter paciência, perseverança. É fundamental saber administrar, planejar e organizar bem.

Pesquisas apontam, que muitas empresas fecham as portas antes mesmo de completar um ano de existência.

 

Mas o que leva a esse acontecimento? Falta de sorte? Não, falta de conhecimento!

 

 

empreender é planejar

Um dos maiores erros cometidos por quem abre um negócio, e que inclusive também é um dos principais motivos de insucesso, é achar que obterá lucro no mês seguinte da abertura de seu empreendimento, e acabam confundindo fluxo de caixa com lucro.

O empreendedor tem que ter em mente que terá lucro no decorrer da maturação do negócio, que nos dois primeiros anos os investimentos serão pagos. E que tudo é proporcional ao investimento inicial, existem franquias, por exemplo, que levam 2 anos para o empresário obter lucro.

 

Para ser empreendedor, além de ter vontade e visão de negócios, a pessoa precisa:

  • ser capaz de executar o que se propõe com muita vontade, determinação, competência e uma boa dose de ousadia;
  • ter empenho diferenciado dos profissionais comuns, de modo a se destacar facilmente em tudo que faz;
  • avaliar os risco e não medir esforços para atingir seus objetivos;
  • se capacitar em várias qualidades que a credencia para o sucesso;
  • ser consciente de que é o seu negócio e o sucesso depende dela.

São pessoas decididas, corajosas, capazes de correr riscos calculados, focadas, persistentes, otimistas, que estão sempre identificando oportunidades e agindo para obter resultado em cada oportunidade que surge.

Como Empreender?

Abrir um negócio, podemos dizer que é simples. Sim, simples!

como empreenderA pessoa procura um contador, reúne toda a papelada, assina alguns papéis, paga alguma taxas e em poucos dias dias, ela tem uma empresa aberta.

Agora, fazer essa empresa conquistar clientes, entregar o prometido, manter os funcionários motivados, as contas em dia e ter lucro, é outra história.

Para realmente saber como empreender é extremamente importante ter conhecimento. Isso não quer dizer que você precisa saber tudo, mas é fundamental que sua empresa tenha o suporte e a consultoria de quem tem o conhecimento certo para aquela situação. E ainda assim isso não evitará que você cometa erros. Claro que vai, e talvez que bom! Pois aprenderá com eles, assim como tudo na vida. Mas saberá corrigi-los com mais facilidade e agilidade.

 

 

O que Empreender?

O Empreendedorismo é uma ação pessoal e pode ser direcionada para um negócio próprio, mas também pode ser usado dentro de uma empresa, por um trabalhador empreendedor de carteira assinada.

Ser empreendedor no trabalho

Nas empresas, o profissional empreendedor é aquele que, envolvido com o trabalho da equipe, se comporta de maneira proativa por compreender que suas ações vão além da empresa, afetam seu futuro. Se a empresa prospera, os colgas prosperam e ele prospera.

Reconhece os talentos a sua volta e os valoriza, pois compreende que o crescimento da equipe fortalece o crescimento dos colaboradores, e isso melhora os resultados.

Empreender no trabalho é tornar-se um gestor das suas emoções, e isso é um diferencial tanto para a carreira como para a vida pessoal. É adquirir autoconhecimento, conhecer as próprias qualidades e defeitos, e saber que a empresa é feita por outras pessoas com qualidades e defeitos.

Planejar e empreender envolve desenvolver habilidades tais como:

  • autoconhecimento emocional (reconhecer um sentimento imediato);
  • controle emocional (adequar os sentimentos à cada situação);
  • determinação (dirigir suas emoções para o objetivo desejado);
  • relacionamentos saudáveis (habilidade no relacionamento interpessoal).

Abrir Sua Empresa

O que empreender, como escolher a atividade certa para começar um negócio?

Quando se pensa: O que Empreender? É preciso também estar ciente se a escolha é por que você quer trabalhar com o que gosta, ou se vai investir no que você é bom. Ou se você tem a sorte de unir as duas coisas.

Gostar da atividade é o principal fator de escolha para quem vai empreender, ter consciência de que os desafios virão e preparar  estratégias para superar os obstáculos é fundamental.

Outra vertente é ser muito bom em algo, e ainda que isso não seja sua atividade preferida, dedicar-se a desenvolver essas habilidades de forma empresarial.

Muitos casos de empreendedorismo conhecidos no mundo todo, são de empresas que começaram micro, muitas delas em casa, outras em garagens. Receberam muitos nãos. E o que as levou ao sucesso? A perseverança.

Fazer do obstáculo o degrau para a subida é aprender com os erros e saber antecipa-los, evitar repeti-los em outras situações, a inovação venda daí, é dar nova qualidade a um processo, produto ou serviço.

o que empreender

Planejamento é mandatório!

As bases de um empreendimento são:

 

  1. Produção: Ter produtos ou serviços para serem comercializados/vendidos (Compra de Matéria Prima/Fabricação ou Prestação de Serviço);
  2. Clientes: Pessoas interessadas a pagar pelo seu produto ou serviço (Propaganda/Vendas/Pós Venda);
  3. Gestão: Faz a gestão dos recursos humanos, financeiros e administrativos para que a atividade continue viável (Administração/RH/Contas)

Mesmo que você seja uma pessoa da ação, que vai para o campo realizando pessoalmente as atividades do seu negócio, possuir conhecimentos nesses temas é o ponto de partida. Mas, não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Nesse caso você vai precisar delegar as atividades nas quais não está diretamente envolvido, e vai precisar saber conversar com as pessoas que assumirão essas tarefas de igual para igual, você é o líder, o tomador de decisões.

O planejamento ajuda a responder de maneira eficiente sobre o que empreender. Planejar envolve olhar para as tendências do mercado, isto é saber o que as pessoas estão querendo, e o mais importante: pelo que elas estão pagando no ramo que você pretender empreender.

Se o plano é abrir uma empresa, não importa o setor: assistência técnica de celulares, ou um food truck, ou um salão de beleza, uma consultoria de TI, ou locação de equipamentos para construção, você deve se informar sobre o que está dando certo para esses negócios, o que os clientes sentem falta, onde sua empresa pode ser encaixar.

Planejar um empreendimento é compor um conjunto de qualidades ao seu produto ou serviço, que agradem o consumidor, que tenham um custo de produção que te dê lucro. É alcançar seu cliente e saber como fechar a venda, é pagar a contas e produzir mais.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 13 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.